Tertúlias Dialógicas

As Tertúlias Dialógicas são atuações educativas de êxito porque se demonstrou através de ampla pesquisa que contribuem efetivamente na melhoria da aprendizagem escolar de estudantes de diferentes níveis de ensino, bem como na melhoria da convivência na escola. Produz resultados de aprendizagem com desenvolvimento de postura solidária na diversidade. Os resultados da pesquisa realizada em 14 países diferentes demonstram que as Tertúlias Literárias Dialógicas funcionam em diferentes culturas e em escolas com características distintas entre si. Seu desenho e os resultados que produz foram validados pela Comunidade Científica Internacional. 
 
O que é?
 
Trata-se da criação coletiva de significados e conhecimentos com base no diálogo igualitário e na participação de todos/as.
 
A Tertúlia Dialógica, baseia-se nos 7 princípios da Aprendizagem Dialógica e se desenvolve com as produções clássicas da humanidade, sendo assim, é possível realizar diversas tertúlias dialógicas. 
 
As Tertúlias Dialógicas possibilitam que pessoas de idades, gêneros e culturas diferentes debatam temas diversos acerca dos clássicos universais e de conhecimentos científicos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. 
 
Neste sentido, existem diversos tipos de tertúlias, como:
 
     • Tertúlia Literária Dialógica;
 
     • Tertúlia Dialógica Musical;
 
     • Tertúlia Dialógica de Artes;
 
     • Tertúlia Dialógica Científica;
 
     • Tertúlia Dialógica Pedagógica.
 
Em cada atividade, cada participante destaca um trecho da leitura feita e todos, conjuntamente, fazem a interpretação dialogada sobre a obra que está sendo trabalhada: um texto literário, uma obra de arte, uma peça musical, uma questão matemática, etc. Assim, cada pessoa expressa ao grupo aquilo que lhe chamou atenção, explicando o destaque, relacionando-o com diálogos de encontros anteriores, expondo sua reflexão crítica, etc. Através desse diálogo e das contribuições de cada participante, gera-se um intercâmbio enriquecedor que permite aprofundar um tema na tertúlia, promovendo, por sua vez, a construção de novos conhecimentos. Em cada encontro, uma das pessoas participantes pode moderar a tertúlia dialógica, com a ideia de favorecer uma participação igualitária entre todos do grupo.